Alba de Céspedes

Conheça a biografia, livros publicados e muito mais sobre esta autora e escritora.


Foto de Alba de CéspedesGênero feminino
Alba de Céspedes

 

Biografia

Alba de Céspedes y Bertini (11 de março de 1911 em Roma, Itália - 14 de novembro de 1997 em Paris, França) foi uma escritora cubano-italiana.

Alba era filha de Carlos Manuel de Céspedes y Quesada (um Presidente de Cuba) e sua esposa italiana, Laura Bertini y Alessandri. Seu avô era Carlos Manuel de Céspedes e um primo distante era Perucho Figueredo. Ela foi casada com Francesco Bounous do serviço exterior italiano.

Como jornalista nos anos 1930, Alba trabalhou para Piccolo, Epoca e La Stampa. Em 1935, escreveu seu primeiro romance, L’Anima Degli Altri. Foi presa em 1935 por suas atividades antifascistas na Itália. Dois de seus romances foram proibidos (Nessuno Torna Indietro (1938) e La Fuga (1940)). Em 1943, foi novamente presa por sua ajuda à Radio Partigiana em Bari. Após a guerra, foi viver em Paris.

Em outubro de 1968, Alba participou das celebrações do centenário da luta pela independência de Cuba. Um dos eventos, com a presença de Fidel Castro, ocorreu em Manzanillo, Cuba, onde seu avô, Carlos Manuel de Céspedes, em 10 de outubro de 1868, fez um discurso contra a Espanha que iniciou a Guerra dos Dez Anos. Durante essa viagem, ela doou ao Arquivo Nacional de Cuba cartas escritas por seu avô entre 1871 e 1874 para sua esposa.

 

Últimos livros publicados

Veja a seguir os principais livros escritos por Alba de Céspedes e não hesite em clicar para saber mais sobre cada um deles. Os livros estão listados em ordem alfabética e classificados por popularidade.