Alfredo Bosi
Conheça a biografia, livros publicados e muito mais sobre este autor e escritor.

Biografia
Alfredo Bosi nasceu em São Paulo no dia 26 de agosto de 1936. Ele foi casado com Ecléa Bosi, uma psicóloga social, escritora e professora do Instituto de Psicologia da USP. O casal teve dois filhos, chamados Viviana e José Alfredo.
Ele era descendente de italianos. Após concluir sua graduação em Letras pela Universidade de São Paulo em 1960, Bosi ganhou uma bolsa de estudos para a Itália. Ele passou um ano letivo em Florença. Ao retornar ao Brasil, começou a ensinar língua e literatura italiana na USP.
Embora fosse professor de literatura italiana, Bosi sempre teve um forte interesse pela literatura brasileira. Esse interesse o motivou a escrever obras como Pré-Modernismo, publicada em 1966, e História Concisa da Literatura Brasileira, lançada em 1970.
Em 1970, ele decidiu se dedicar ao ensino de literatura brasileira no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Ele se tornou professor titular de Literatura Brasileira e ocupou a Cátedra Brasileira de Ciências Sociais Sérgio Buarque de Holanda na Maison des Sciences de l’Homme.
Bosi foi vice-diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP de 1987 até 1997. No final de 1997, ele assumiu o cargo de diretor. Durante seu tempo no IEA, ele coordenou o Programa Educação para a Cidadania de 1991 a 1996. Também fez parte da comissão que coordenava a Cátedra Simón Bolívar, um convênio entre a USP e a Fundação Memorial da América Latina. Além disso, ele liderou a Comissão de Defesa da Universidade Pública em 1998.
Entre 1989 e 2021, Bosi foi editor da revista Estudos Avançados.
Ele faleceu em 7 de abril de 2021 devido à COVID-19 em São Paulo.
Últimos livros publicados
Veja a seguir os principais livros escritos por Alfredo Bosi e não hesite em clicar para saber mais sobre cada um deles. Os livros estão listados em ordem alfabética e classificados por popularidade.