Alfredo Bosi

Conheça a biografia, livros publicados e muito mais sobre este autor e escritor.


Foto de Alfredo BosiGênero masculino
Alfredo Bosi

 

Biografia

Alfredo Bosi nasceu em São Paulo no dia 26 de agosto de 1936. Ele foi casado com Ecléa Bosi, uma psicóloga social, escritora e professora do Instituto de Psicologia da USP. O casal teve dois filhos, chamados Viviana e José Alfredo.

Ele era descendente de italianos. Após concluir sua graduação em Letras pela Universidade de São Paulo em 1960, Bosi ganhou uma bolsa de estudos para a Itália. Ele passou um ano letivo em Florença. Ao retornar ao Brasil, começou a ensinar língua e literatura italiana na USP.

Embora fosse professor de literatura italiana, Bosi sempre teve um forte interesse pela literatura brasileira. Esse interesse o motivou a escrever obras como Pré-Modernismo, publicada em 1966, e História Concisa da Literatura Brasileira, lançada em 1970.

Em 1970, ele decidiu se dedicar ao ensino de literatura brasileira no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Ele se tornou professor titular de Literatura Brasileira e ocupou a Cátedra Brasileira de Ciências Sociais Sérgio Buarque de Holanda na Maison des Sciences de l’Homme.

Bosi foi vice-diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP de 1987 até 1997. No final de 1997, ele assumiu o cargo de diretor. Durante seu tempo no IEA, ele coordenou o Programa Educação para a Cidadania de 1991 a 1996. Também fez parte da comissão que coordenava a Cátedra Simón Bolívar, um convênio entre a USP e a Fundação Memorial da América Latina. Além disso, ele liderou a Comissão de Defesa da Universidade Pública em 1998.

Entre 1989 e 2021, Bosi foi editor da revista Estudos Avançados.

Ele faleceu em 7 de abril de 2021 devido à COVID-19 em São Paulo.

 

Últimos livros publicados

Veja a seguir os principais livros escritos por Alfredo Bosi e não hesite em clicar para saber mais sobre cada um deles. Os livros estão listados em ordem alfabética e classificados por popularidade.