Ilan Brenman

Conheça a biografia, livros publicados e muito mais sobre este autor e escritor.


Foto de Ilan BrenmanGênero masculino
Ilan Brenman

 

Biografia

Ilan Brenman nasceu em Israel em 1973, mas se mudou para o Brasil em 1979. Ele se formou em Psicologia pela PUC de São Paulo e atualmente ministra cursos e palestras sobre literatura infantil e a formação de leitores. Nos últimos dez anos, ele ganhou destaque como contador de histórias. Com um doutorado em Educação pela USP, já escreveu mais de trinta livros, muitos dos quais receberam prêmios.

Enquanto ainda estudava Psicologia na PUC-SP, Ilan percebeu que sua carreira não seria apenas ouvir as histórias de pacientes. Sua paixão pela literatura infantil começou em 1992, quando era estagiário em um projeto de educação não formal. Ele encantava crianças ao contar histórias, o que o levou a se apaixonar por esse gênero. Durante esse período, ele criou suas primeiras obras, incluindo o famoso livro “O Pó do Crescimento”, publicado em 2001 pela Editora Martins Fontes e relançado em uma edição especial em 2011. Ao longo de 20 anos, Ilan também reuniu um acervo de cerca de quatro mil livros infantis em sua casa.

Em 1997, ele se juntou ao projeto Biblioteca Viva, da Fundação Abrinq, onde trabalhou por cinco anos. Nesse projeto, Ilan formou educadores em creches, comunidades carentes e assentamentos. Durante esse tempo, ele teve a oportunidade de interagir com diversos públicos, incluindo crianças com deficiências e adolescentes em hospitais. Após essa experiência, ele continuou a viajar pelo Brasil, oferecendo consultoria na formação de leitores e na humanização hospitalar.

Ilan completou seu mestrado e doutorado na Faculdade de Educação da USP. Seus trabalhos acadêmicos defendem uma literatura infantil e juvenil que respeita a inteligência e a sensibilidade das crianças, sem se prender ao que é considerado “politicamente correto”. Seu trabalho acadêmico foi publicado pela editora Aletria em maio de 2012, com títulos como “Através da Vidraça da Escola” e “A Condenação de Emília”.

Desde 1997, Ilan já lançou mais de cinquenta livros voltados para o público infantil e juvenil. Ele recebeu várias vezes o selo “Altamente Recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil. Além disso, conquistou três prêmios dessa mesma fundação: em 2009, pelo livro “14 Pérolas da Índia” (Editora Binq Book); em 2010, pelo “Telefone sem Fio” (Editora Cia da Letrinhas); e em 2011, pelo “O Alvo” (Editora Ática). Seus livros são frequentemente apresentados no catálogo brasileiro da Feira Internacional de Bolonha.

Em 2012, seu livro “O Alvo” foi escolhido para o catálogo White Ravens em Munique, na Alemanha, destacando-se entre as melhores publicações do mundo em 2011. Desde 2011, as obras de Ilan têm alcançado leitores fora do Brasil, sendo publicadas na Europa e na Ásia.

Atualmente, Ilan compartilha suas ideias sobre educação, cultura e outros temas em sua coluna mensal na revista Crescer, chamada “Palavrórios e Rabugices”. Ele também viaja pelo Brasil e pelo mundo, participando de palestras e mesas de debate em feiras de livros, escolas e universidades, abordando temas contemporâneos nas áreas de cultura, família, literatura e educação.

 

Últimos livros publicados

Veja a seguir os principais livros escritos por Ilan Brenman e não hesite em clicar para saber mais sobre cada um deles. Os livros estão listados em ordem alfabética e classificados por popularidade.