José Eduardo Agualusa

Conheça a biografia, livros publicados e muito mais sobre este autor e escritor.


Foto de José Eduardo AgualusaGênero masculino
José Eduardo Agualusa

 

Biografia

José Eduardo Agualusa é um dos escritores mais reconhecidos que escrevem em língua portuguesa atualmente. Ele nasceu em Angola e, quando jovem, se mudou para Portugal para estudar agronomia e silvicultura.

No entanto, Agualusa decidiu mudar de carreira e se tornou jornalista, colaborando com diversos jornais, incluindo o Público. Sua obra literária foi traduzida para mais de 25 idiomas. Em 2016, ele foi finalista do Prêmio Man Booker pelo seu romance Teoria Geral do Esquecimento.

Agualusa é autor de muitos tipos de obras, como romances, contos, novelas, livros para crianças e peças de teatro. Ele começou sua carreira literária em 1988 com o romance A Conjura, que lhe rendeu o Prêmio Sonangol Revelação de Literatura de Angola. Seus livros exploram várias realidades, mas se concentram mais nos personagens do que nos lugares.

Alguns de seus trabalhos são inspirados em pessoas reais, como a poetisa Lídia do Carmo Ferreira, em Estação das Chuvas, e a rainha Ana de Sousa, em A Rainha Ginga. Ele também escreveu Nação Crioula, que ganhou o Grande Prêmio de Literatura RTP, Fronteiras Perdidas, Barroco Tropical e O Vendedor de Passados, que recebeu o Prêmio Independente de Ficção Estrangeira do jornal The Independent.

Em 2017, Agualusa ganhou o Dublin Literary Award e, com o prêmio em dinheiro, planeja criar uma biblioteca pessoal na Ilha de Moçambique, que será aberta para os moradores da região. Ele acredita que os livros são um espaço para reflexão e que a literatura é uma forma constante de se colocar no lugar do outro.

 

Últimos livros publicados

Veja a seguir os principais livros escritos por José Eduardo Agualusa e não hesite em clicar para saber mais sobre cada um deles. Os livros estão listados em ordem alfabética e classificados por popularidade.