Saidiya Hartman

Conheça a biografia, livros publicados e muito mais sobre esta autora e escritora.


Foto de Saidiya HartmanGênero feminino
Saidiya Hartman

 

Biografia

Nascida em 1961 com o nome de Valarie Hartman, ela decidiu mudar seu nome para Saidiya durante seus anos na faculdade. A pronúncia correta é "sadia", com o "i" pronunciado de forma prolongada.

Saidiya é uma das principais intelectuais da atualidade. Ela atua como escritora e professora de literatura comparada na Universidade Columbia. Além disso, é cofundadora do The Sojourner Project, uma plataforma online dedicada ao Estudo Negro. Este projeto reúne artistas e intelectuais de várias áreas para discutir e refletir sobre diferentes aspectos da vida negra contemporânea.

Entre suas obras destacadas, estão “Perder a mãe” (Lose Your Mother), que foi lançada em 2006. Outro livro importante é “Cenas de sujeição” (Scenes of Subjection), publicado em 1997. Em 2019, ela lançou “Vidas rebeldes, belos experimentos” (Wayward Lives: Beautiful Experiments), que ganhou o National Book Critics Circle Award.

Saidiya tem se dedicado a pesquisas nas áreas da história da escravidão e da literatura afro-americana. Seu trabalho é amplamente reconhecido e recebeu várias distinções acadêmicas e bolsas de pesquisa. Entre essas honrarias, estão a MacArthur “Genius Grant”, a Guggenheim e a Fulbright.

 

Últimos livros publicados

Veja a seguir os principais livros escritos por Saidiya Hartman e não hesite em clicar para saber mais sobre cada um deles. Os livros estão listados em ordem alfabética e classificados por popularidade.