Comprometida com uma abordagem sociointeracionista de aprendizagem e com uma concepção de letramento como prática social, a coleção visa o desenvolvimento da criança do ponto de vista cognitivo, emocional, social e linguístico. Esse processo prepara-a para diversas formas de interação com o mundo.
A obra apresenta uma rica e ampla diversidade de temas e textos contemporâneos, buscando estimular a reflexão crítica da criança sobre questões fundamentais. Reconhece que, muito antes de ingressar na Educação Básica, a criança é um ser social que brinca, questiona, aprende e reflete sobre o mundo em que vive.
A coleção também tem como objetivo preparar a criança para a adolescência e o exercício da cidadania com um posicionamento mais autônomo e crítico em relação às questões atuais, abrangendo temas como sociedade, ciência, tecnologia, cultura e economia.
Seguindo as orientações da BNCC, o trabalho com a alfabetização é desenvolvido principalmente nos dois primeiros volumes da coleção. Isso garante ao aluno oportunidades variadas para sua inserção em diferentes práticas de leitura e escrita, além do contato com uma enorme variedade de gêneros textuais em circulação na sociedade.
O domínio do sistema de escrita alfabética consolida o conjunto de aprendizagens e práticas construídas desde a Educação Infantil. Ao mesmo tempo, abre perspectivas para novas aprendizagens tanto em Língua Portuguesa quanto em outros componentes curriculares. A leitura e a escrita são competências transdisciplinares que embasam a construção dos saberes em todas as áreas do conhecimento.
Através de seções específicas de leitura de textos e imagens; de seções de produção de textos; de gêneros textuais variados; da vivência com diferentes linguagens e mídias, como fotografia, cinema, cantigas populares e artes plásticas; e por meio de projetos capazes de dar uma dimensão social para a linguagem, a coleção cria as condições ideais para que a criança se envolva em práticas diversificadas de leitura e escrita.
Concomitantemente, por meio de atividades específicas propostas a partir desses mesmos textos e linguagens, a coleção apresenta o material necessário para que o aluno, com orientação segura, se aproprie do sistema de escrita alfabética e avance em sua trajetória de leitor e produtor de textos variados.
A leitura online é uma forma prática e rápida de acessar e conhecer parte do conteúdo de um livro sem precisar baixá-lo. Muitos livros estão disponíveis para leitura online, seja em PDF, ePub, Kindle ou outro formato. No nosso caso, o formato Kindle é o que utilizamos para disponibilizar a leitura.
O formato desta edição é desconhecido, por isso, talvez ele não esteja disponíveil para leitura online. No entanto, você pode verificar a disponibilidade clicando no botão abaixo.
* Ainda não tem um dispositivo Kindle? Clique aqui para comprar o seu.
Este livro está disponível para compra em diversas lojas online. Escolha a sua preferida e compre agora mesmo.
Data de publicação | 1 de janeiro de 2021 |
Edição | Reformulada |
Editora | Atual Didáticos |
Formato | Desconhecido |
Idioma | Português |
ISBN 10 | 8557692374 |
ISBN 13 | 9788557692374 |
Páginas | 376 |
Qtd. palavras (estimado) | 94.000 |
Tempo de leitura | 12 horas e 32 minutos |